Roteiro

1) Conhecendo a bolsa de valores de São Paulo.

1.1 - O que é a Bolsa de Valores?

A Bolsa de Valores é um lugar onde são negociadas a compra e venda de títulos e valores imobiliários de forma transparente.

1.2 – Como fazer para conhecer a BOVESPA?

Pode-se conhecer a Bovespa sozinho ou formando um grupo de pessoas. Se o grupo for maior que 20 pessoas é preciso agendar uma visita através do site:    www.bmfbovespa.com.br “ – clicar em ABM&BOVESPA: visita a bolsa de valores.

1.3 – Qual o endereço (site, localização) da BOVESPA?

Endereço: Rua XV de Novembro, 275 São Paulo - SP 
CEP: 01013-001


2) Mercado de Ações.

2.1 - O que são ações?

“Ações são títulos nominativos negociáveis que representam, para quem as possui, uma fração do capital social de uma empresa”, ou seja, ações são pedaços de uma empresa, quanto mais ações você possui, mais influência você tem na empresa.

2.2 - Quais são os tipos de ações? (explique)

As ações podem ser:

■ ORDINÁRIAS: Dão o direito a voto a quem as possui.
■ PREFERÊNCIAIS: Não dão o direito a voto, porém dão preferência na distribuição de resultados ou no reembolso do capital em caso de liquidação da companhia.

2.3 - O que são as Corretoras?

São responsáveis em executar operações de compra e venda de ações ou de derivados. São instituições autorizadas pelo Banco Central.


2.4 - Como posso investir em ações?
O primeiro passo para começar a investir é procurar uma corretora, várias delas possuem o homebroker, ferramenta que permite que você compre e venda ações diretamente pelo sistema, de forma rápida, transparente e segura.
O homebroker é utilizado via internet, portanto você pode acompanhar o mercado e negociar suas ações de casa, no escritório e até durante uma viagem ao exterior.
Há diversas formas de investir em ações:
Individualmente: você escolhe as ações que deseja investir e as negocia pelo homebroker de sua corretora ou banco. Se precisar de apoio na hora de escolher as ações, você pode contar com sua corretora, pois nela trabalham profissionais especializados em análise de empresas e do mercado. Além disso, várias delas emitem relatórios mensais que podem te auxiliar na tomada de decisão.
Clubes de Investimento: no clube de investimentos você também investe diretamente em ações, mas compartilha a participação nas empresas com amigos, colegas de trabalho ou profissionais de sua categoria. Todos os participantes podem opinar na hora de escolher em que ações o dinheiro do clube será investido e, como o capital do clube é bem maior do que o dinheiro que cada um teria para investir sozinho, vocês podem diversificar os investimentos, ou seja, ao invés de comprar ações de duas ou três empresas, podem investir em várias delas, inclusive de diferentes setores da economia.
ETFs: os ETFs são fundos de ações compostos por empresas que integram determinados índices da Bolsa. Ao adquirir um ETF você está comprando uma série de ações de diferentes companhias, diminuindo, dessa forma, a probabilidade e o risco de perda quando optamos por negociar uma ação em especial. Além disso, o custo da operação é menor, já que você não precisa comprar as ações pertencentes ao Ibovespa separadamente, por exemplo, e compra diretamente as cotas do fundo equivalente.
Importante: antes de investir faça algumas considerações. Quanto mais tempo você mantiver suas ações, menor será o risco, pois as eventuais desvalorizações das ações que você comprou podem ser revertidas. Além disso, é aconselhável que você não dependa desse dinheiro que investiu em ações para gastos emergenciais, para não ter que arcar com prejuízos sem necessidade. Por fim, lembre-se que todo o bem que adquirimos deve ser cuidado e, por isso, você deve sempre acompanhar a evolução de suas ações no mercado.
2.5 - Qual o valor mínimo para começar a investir em ações?

Não há valor mínimo, o valor varia em função do preço das ações que o investidor deseja adquirir e também das taxas cobradas pela sua corretora. Porém as compras são feitas em lotes de ações: 100, 200 ações e assim por diante.
Ex: Se o investidor comprar um lote de 100 ações ao custo de 50 reais por ação, pagará 5000 reais.


2.6 - O que é um Clube de Investimento?

O Clube de Investimento é composto por um grupo de investidores, no mínimo 50 que possuem objetivos em comum. Eles são como um grande acionista, porém é formado por várias pessoas.

2.7 - O que é Home Broker?

É uma ferramenta que permite a negociação via internet. Ela está interligada ao sistema de negociação da Bovespa e permite que o investidor envie ordem de compra e venda de ações através do site de sua corretora.

2.8 - Como posso negociar ações via Internet?

É necessário que você seja cliente de uma corretora da BM&FBOVESPA que disponha do sistema Home Broker, o qual permite a negociação de ações via internet.
2.9 - O que são dividendos?

Uma empresa deve dividir os lucros com seus acionistas. Essa parcela direcionada aos detentores de ações é conhecida como dividendo. Ou seja, os dividendos correspondem à parcela de lucro distribuída aos acionistas, na proporção da quantidade de ações detida, apurado ao fim de cada exercício social.
2.10 - Como as ações são negociadas?

Você, na qualidade de investidor, transmite sua ordem de compra ou venda de ações para a corretora da qual é cliente. A corretora, por meio de seus operadores, lança a ordem no Mega Bolsa, o sistema eletrônico de negociação da BM&FBOVESPA. Caso haja outra de mesmo valor, no sentido contrário, o negócio é fechado na hora.
2.11 - Como é formado o preço de uma ação?

O preço da ação é formado pelos investidores do mercado que, dando ordens de compra ou venda de ações às corretoras das quais são clientes, estabelecem o fluxo de oferta e procura de cada papel, fazendo com que se estabeleça o preço justo da ação. A maior ou menor oferta/procura por determinada ação, que influencia o processo de valorização ou desvalorização de uma ação, está relacionada ao comportamento histórico dos preços e principalmente às perspectivas futuras de desempenho da empresa emissora da ação.

2.12 - Existe um prazo mínimo para se ficar com uma ação?

Não há prazo mínimo nem máximo para se manter uma ação. Se desejar, você pode vender a ação no mesmo dia em que a comprou, realizando um day trade (comprar e vender no mesmo dia, a mesma quantidade de títulos de uma empresa).
2.13 - Como é determinado se uma ação está em alta ou em baixa?
É necessário observar a sua oscilação, ou seja, a variação (positiva ou negativa) no preço da ação em um determinado período de tempo. Determinamos se uma ação está em alta ou em baixa verificando a relação entre o último preço negociado da ação e o seu preço de fechamento no dia anterior. Assim, se o último preço negociado para a ação for superior ao seu preço de fechamento do dia anterior, essa ação está em alta. Se o último preço for inferior à cotação de fechamento, a ação está em baixa.

3) Índices.

3.1 - O que é um índice de ações?
São indicadores de desempenho de um conjunto de ações, ou seja, mostram a valorização de um determinado grupo de papéis ao longo do tempo. Os preços das ações podem variar por fatores relacionados à empresa ou por fatores externos, como o crescimento do país, do nível de emprego e da taxa de juro. Assim, as ações de um índice podem apresentar comportamento diferente no mesmo período, podendo ocorrer valorização ou desvalorização.

3.2 - Qual é a finalidade de um índice de ações?

Os índices de ações têm por finalidade servir como indicador médio do comportamento do mercado acionário como um todo, ou de um segmento econômico específico do mercado (no caso dos índices restritos e setoriais). Assim, os índices são desenhados de modo a mostrar se as ações do mercado, em média, valorizaram-se ou se desvalorizaram em um dado período de tempo.

3.3 - Quem calcula os índices de ações?

Os índices de ações são calculados pelas bolsas de valores ou por instituições especializadas.
3.4 - O que é o Ibovespa?
O ibovespa retrata o comportamento dos principais papéis negociados na BM&FBOVESPA, é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro. O índice reflete não apenas as variações dos preços das ações, mas também o impacto da distribuição dos proventos, sendo considerado um indicador que avalia o retorno total de suas ações componentes.


3.5 - O que significa dizer que o índice "subiu" ou "caiu"?

Quando ela sobe quer dizer que ouve uma valorização da ação, e quando o índice cai uma desvalorização.

3.6 - O que significa "Bolsa em alta"? E "Bolsa em baixa" ou "Bolsa estável"?
Diz-se que a Bolsa fechou "em alta" quando o índice de fechamento de determinado pregão é superior ao índice de fechamento do pregão anterior. Analogamente, a Bolsa fechou "em baixa" quando o índice de fechamento de determinado pregão é inferior ao índice de fechamento do pregão anterior e, "estável" quando o índice de fechamento de determinado pregão está no mesmo nível do índice de fechamento do pregão anterior.


3.7 - O quanto um índice pode subir?

Não há limite de alta para um índice, ou seja, os preços das ações podem subir ilimitadamente. Mas mais importante do que o nível de alta do índice é a tendência de alta dos preços sinalizada pelo mercado. 


3.8 - O quanto um índice pode cair?
Não há limites para um índice. No entanto existe um mecanismo chamado de "interruptor de circuito" ("circuit breaker"), que consiste na interrupção das negociações quando o Ibovespa atinge um determinado percentual de queda.


4) Renda Fixa Privada.

4.1 - O que são debêntures?
Debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas, regulamentados pela (CVM), os quais podem ser emitidos por sociedades por ações de capital aberto ou fechado.  São usadas quando estas empresas necessitam de dinheiro para financiar seus planos de desenvolvimento, mas não desejam recorrer a empréstimos bancários, se tornando, portanto um dos instrumentos mais interessantes de captação de recursos de que uma empresa pode lançar mão, no âmbito dos mercados de capitais.

4.2 - O que são notas promissórias?
É uma promessa de pagamento pela qual o devedor (subscritor) se compromete a efetuar o pagamento do empréstimo ao credor em um determinado espaço de tempo. É uma forma de pagamento pela qual o devedor se compromete a efetuar o pagamento do empréstimo em um determinado tempo.

4.3 - Qual a diferença entre ações, debêntures e notas promissórias?
Debêntures são uma forma de dividir a divida da empresa e as notas promissórias é um pagamento feito depois de um tempo.

5) Fundos Imobiliários.

5.1 – O que são Fundos Imobiliários?
São investimentos lastreados em imóveis, com rendimento proveniente de aluguéis, ideal para quem quer diversificar os investimentos.

6)   Bibliografia.
https://www.citicorretora.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=79
https://www.citicorretora.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=78
www.debentures.com.br/downloads/textostecnicos/cartilha_debentures.pdf
http://www.diretorio.org/nota-promissoria.html
http://www.fundoimobiliario.com.br/vantagens.htm